Flores


                5 flores de tempo seco
                                                                                                                            Cada planta tem um cultivo e se adapta em lugares diferentes. Por isso, é importante pesquisar bem antes de escolher uma espécie. Mas com este tempo seco, está difícil manter o jardim florido - especialmente se você não pode molhar a toda hora. Esta semana, a baixa umidade do ar colocou São Paulo em estado de atenção, com índice de apenas 10%, o mesmo de um deserto. Casa e Jardim selecionou cinco floríferas que resistem a estas condições, sem necessidade de regas constantes.



1 - Margarida-amarela (Rubeckia hirta)

Com amarelo vistoso, as flores brotam no verão e na primavera. Já a folhagem é abundante o ano todo, desde que a planta seja cultivada em sol pleno. Resiste bem ao tempo seco e gosta de frio leve. Requer replantio anual, pois perde a beleza com o tempo.






2 - Crista plumosa (Celosia argentea)

O conjunto de miniflores forma inflorescências cheias de cor. Elas podem ser vermelhas, rosas, brancas e muitas outras. Atingem 40 cm de altura quando cultivadas em sol pleno, com solo fértil. Tolera bem o frio e o tempo seco.



3 - Borboletinha(Schizanthus pinnatus)

Originária do Chile, onde cresce em condições de pouca umidade, a Borboletinha pode ser cultivada em canteiros, jardineiras ou vasos. As flores parecem orquídeas e surgem na primavera. Bem adepta ao tempo seco, a planta não tolera encharcamento, então não deve ficar em local onde a chuva alcance  


4 - Azaleia (Rhododendron simsii)

Arbustos com flores abundantes, as azaleias devem ser cultivadas a sol pleno. As flores suportam bem o frio e o tempo seco. Uma curiosidade: a azaleia é muito usada para bonsai e as podas podem ser feitas depois da floração.







5 - Zínia (Zinnia elegans)

Vai bem tanto em altas temperaturas, como em climas mais amenos, desde que cultivada a sol pleno. As flores têm diversas cores, como rosa, amarelo e branco; ou ainda, aparece em versões listradas e bicolores. Pode ser plantada tanto em jardins, como em floreiras ou vasos.

Artista cria novos formatos de flores


Para dar vida à série Exploded Flowers, o fotógrafo chinês Fong Qi Wei tratou de despetalar 20 espécies de flores. Delas, separou suas partes - pétalas, folhas e miolo - para depois rearranjá-las em uma folha de papel branco. O interessante deste trabalho é a possibilidade de recriar a forma de sua matéria-prima, de modo que pareça que a flor explodiu de dentro para fora. Daí o título da obra.  “O ato da desmontagem deixa claras as várias formas e texturas das flores. Algumas ficam mais expandidas quando desmontadas – a área da superfície relativa de uma rosa é bem maior do que a de um girassol, por exemplo", explica o artista, em seu site. Segundo o autor, a explosão das flores mostra a simetria radial que elas têm. Confira as imagens.

                                                                                                              

   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
































Nenhum comentário:

Postar um comentário